quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Novembro azul


Novembro azul é uma campanha brasileira lançada em 2012, que possui o objetivo de dar continuidade a campanha "Um toque de drible" lançada em 2008 na conscientização do câncer de próstata.


O que é o câncer de próstata?

É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.
As causas do câncer de próstata

Ainda são desconhecidas. Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão.
Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Lançamento da campanha Novembro Azul 2012


Em 2012, a campanha Novembro Azul foi criada e lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e, já no primeiro ano, fez um grande movimento com a população e com os canais de comunicação. O foco da campanha foi, desde o início, oferecer informações de qualidade para que o homem mude hábitos e quebre paradigmas, como o medo que tem de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque.
Durante o período da campanha, 200 mil pessoas foram alcançadas em diversas praças do Brasil. Nas ações presenciais, os locais escolhidos foram estratégicos para a população tirar dúvidas e conhecer mais sobre o câncer de próstata, assim como as formas de prevenção e tratamento.

Ações realizadas

novembroazul2012

Ação educativa realizada nas estradas do Brasil

No dia 17 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, foi realizada uma ação educativa nas estradas voltada aos caminhoneiros, através da distribuição de panfletos com informações sobre a doença.

Ação nos Estádios de Futebol do Morumbi e do Canindé (SP)

Em 18 de novembro, foi feita uma grande mobilização pela saúde do homem durante os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol:

Ação de Conscientização na Avenida Paulista

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27/11, foi realizada uma importante ação de conscientização com o público na Avenida Paulista, em São Paulo. Foram distribuídos mais de 5 mil folhetos informativos sobre a doença, das 10 às 13h, fato que chamou a atenção de todos que passavam por lá.

Materiais de divulgação

Materiais customizados com as principais informações sobre o câncer de próstata, fatores de risco, prevenção e diagnóstico, além de perguntas e respostas e dados estatísticos sobre a doença, foram utilizados nas ações de rua e disponibilizados para download no portal de conteúdo do Instituto Lado a Lado pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br). O conteúdo foi trabalhado de forma didática e ilustrativa para maior alcance e entendimento.

A Campanha em números

200 mil pessoas impactadas nas ações presenciais
65.938 pessoas alcançadas por meio das mídias sociais
20 inserções de mídia espontânea

Retorno de mídia

A campanha “Novembro Azul” teve ampla repercussão na mídia nacional, com 20 matérias publicadas em importantes veículos de comunicação de diversos Estados brasileiros. Mesmo os Estados que não receberam ações presenciais se interessaram pelo assunto, como: Brasília, Alagoas e Maranhão. Entre os destaques, o programa Bom Dia São Paulo, veiculado pela Rede Globo de Televisão, realizou um link especial, com 2:22 minutos ao vivo, na ação realizada na Avenida Paulista. Na ocasião, foi realizada uma entrevista especial com o urologista Pedro Cortado sobre a importância da detecção precoce da doença, seus sintomas, tratamentos e exames necessários.




Disponível em : < http://www.novembroazul.com.br//novembro-azul/o-cancer-de-prostata/o-que-e.php > <http://www.novembroazul.com.br//novembro-azul/a-campanha/linha-do-tempo/2012.php >
Acesso: 04-11-2015    17:33
Postagem : Cássia Almeida Dourado

7 comentários:

  1. Além das campanhas, os homens precisam se concientizar e perder esse receio de fazer o exame.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Exames devem ser feitos regularmente após os 50 anos. As Chances de cura são altas quando doença é descoberta em estágio inicial.

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  4. A perca do medo de fazer o exame é o essencial para a prevenção!

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  5. Além de tudo que o texto mostra é fundamental ressaltar que o exame de toque retal é realizado por um médico especializado em doenças masculinas e que o procedimento é algo extremamente comum em sua rotina e só dura 15 segundos.Embora existam exames complementares, não há procedimentos capazes de substituir o exame de toque retal. Lembre-se que a avaliação não causa dor, mesmo quando há o tumor, no máximo um leve desconforto.

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  6. Apesar desses variados contextos,é importante lembrar a consulta diária do indivíduo,o auto conhecimento do assunto,e mais sempre estar por dentro das novidades e informações relevantes ao assunto.
    Tmb é interessante a participação de projetos em relação ao câncer.

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  7. Apesar desses variados contextos,é importante lembrar a consulta diária do indivíduo,o auto conhecimento do assunto,e mais sempre estar por dentro das novidades e informações relevantes ao assunto.
    Tmb é interessante a participação de projetos em relação ao câncer.

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