Filosofia e o Câncer
Questões éticas e legais da Eugenia
Eugênia, eugenismo e eugenética a palavra “eugenia” deriva da junção dos vocábulos gregos “eu” (bem) e “genos” (raça, linhagem, espécie), e que, portanto, significa “bem nascido” ou, ainda, de “boa linhagem”, “boa espécie”.
O termo eugenia, contudo, foi forjado apenas em 1883, por Francis Galton , que o definiu como sendo “o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
Considera-se “eugenia” como um termo genérico do século XIX, indicativo da ciência responsável pelo estudo das melhores condições para a reprodução e o melhoramento da espécie humana. Eugenética seria a forma recente da eugenia, oriunda da junção da genética, biologia molecular e engenharia genética. Eugenismo, por sua vez, haveria de ser considerado como a ideologia da eugenética, crente que a substituição dos “genes maus” pelos “genes bons” será capaz de conceber uma humanidade nova e melhorada, livre do peso do sofrimento. Ainda que não se tenha uma definição clara do que seja a eugenética hoje em dia, podemos dividi-la em duas partes: a eugenética negativa, cuja preocupação é prevalente no sentido em prevenir e curar doenças e má formações de origem genética; e eugenética positiva, cujo objetivo precípuo é a melhoria das capacidades humanas objetivamente, nas várias ordens de categoria psicofísicas.
A eugenia negativa é aceita sem grandes óbices, no entanto, a grande polêmica reside na eugenia positiva e seu ânimo em alterar a natureza humana.
Esta tendência ao reducionismo de todo social e cultural do homem a uma mera “genetização”, em virtude da exacerbação destas pesquisas, pode conduzir a uma nova sociedade bioantropossocial, formada pelos “novos humanos”, o que, somado ao processo de intensificação do controle e transformação dos sistemas sociais, vai ao encontro dos objetivos da globalização. Logo, o que aparentemente é melhor para a espécie “homo sapiens sapiens”, sem sombra de dúvida é prejudicial ao indivíduo.
O termo eugenia, contudo, foi forjado apenas em 1883, por Francis Galton , que o definiu como sendo “o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
Considera-se “eugenia” como um termo genérico do século XIX, indicativo da ciência responsável pelo estudo das melhores condições para a reprodução e o melhoramento da espécie humana. Eugenética seria a forma recente da eugenia, oriunda da junção da genética, biologia molecular e engenharia genética. Eugenismo, por sua vez, haveria de ser considerado como a ideologia da eugenética, crente que a substituição dos “genes maus” pelos “genes bons” será capaz de conceber uma humanidade nova e melhorada, livre do peso do sofrimento. Ainda que não se tenha uma definição clara do que seja a eugenética hoje em dia, podemos dividi-la em duas partes: a eugenética negativa, cuja preocupação é prevalente no sentido em prevenir e curar doenças e má formações de origem genética; e eugenética positiva, cujo objetivo precípuo é a melhoria das capacidades humanas objetivamente, nas várias ordens de categoria psicofísicas.
A eugenia negativa é aceita sem grandes óbices, no entanto, a grande polêmica reside na eugenia positiva e seu ânimo em alterar a natureza humana.
Esta tendência ao reducionismo de todo social e cultural do homem a uma mera “genetização”, em virtude da exacerbação destas pesquisas, pode conduzir a uma nova sociedade bioantropossocial, formada pelos “novos humanos”, o que, somado ao processo de intensificação do controle e transformação dos sistemas sociais, vai ao encontro dos objetivos da globalização. Logo, o que aparentemente é melhor para a espécie “homo sapiens sapiens”, sem sombra de dúvida é prejudicial ao indivíduo.
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Filosofía y Cáncer
Cuestiones éticas y legales de Eugenia
Eugenia, la eugenesia y eugenésica la palabra común "eugenesia", derivado de las palabras griegas "eu" (bien) y "genos" (raza, linaje, especies), y por lo tanto significa "bien nacido" o incluso de " buen linaje "," buen tipo ".
Los eugenesia plazo, sin embargo, fue acuñado sólo en 1883 por Francis Galton, quien lo definió como "el estudio de los agentes bajo control social que puede mejorar o empobrecer a las cualidades raciales de las generaciones futuras, ya sea física o mentalmente.
Se considera "eugenesia" como un término genérico del siglo XIX, indicativa de la ciencia encargada del estudio de las mejores condiciones para la reproducción y la mejora de la especie humana. La eugenesia sería la forma reciente de la eugenesia, que surge de la unión genética, la biología molecular y la ingeniería genética. La eugenesia, a su vez, serían considerados como la ideología de la eugenesia, la creencia de que la sustitución de "genes malos" para "buenos genes" será capaz de diseñar un nuevo y mejorado la humanidad, libre de sufrimiento peso. A pesar de que no tiene una definición clara de lo que el día de hoy eugenésica, podemos dividirlo en dos partes: la eugenesia negativa, cuya preocupación es prevalente en el sentido de prevenir y curar las enfermedades y malformaciones de origen genético; y eugenesia positiva, préciput dirigido es la mejora de las capacidades humanas de manera objetiva, en diversas categorías psicofísica de los pedidos.
Eugenesia negativa se acepta sin mayores obstáculos, sin embargo, la gran controversia radica en la eugenesia positiva y su estado de ánimo para cambiar la naturaleza humana.
Esta tendencia al reduccionismo social y cultural de cada uno a un mero "genetization", a causa de la exacerbación de esta investigación podría conducir a una nueva sociedad bioantropossocial, formado por el "nuevo ser humano", lo que, sumado a controlar el proceso de intensificación y la transformación de los sistemas sociales, cumple con los objetivos de la globalización. Entonces, que es aparentemente mejor para la especie "homo sapiens sapiens", sin lugar a dudas es perjudicial para el individuo.
Pesquisa : Otávio Gabriel Siqueira
Postagem : Cássia Almeida Dourado
Tradução(ESP): Alex Santos de Oliveira
Tradução(ESP): Alex Santos de Oliveira
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